Palestras

A nossa meta é dar palestras dentro do tema Marketing 3.0 e implantar as ferramentas digitais, que estão mencionadas na aba superior desse blog.

Além disso, dentro do objetivo educação temos a estratégia de cursos com aulas acoplados a um sistema de bolsa de estudos e remuneração para os alunos, com uma forma de ensino alternativo para associações, sindicatos e empresas, que resulta em redução de custos e aumento de aprendizem, cujos links podem ser acessados ao final da página.

Segue abaixo o resumo da palestra mais importante, que serve de guia, proferida no Brasil pelo professor Philip Kotler em novembro de 2.010.

Kotler: Uma visão humanizada do marketing e dos negócios

Durante a HSM ExpoManagement em novembro de 2010, o guru do marketing, Philip Kotler defende a criação de um novo patamar para as organizações: O Marketing 3.0 Foto: Lola Studio Fonte: HSM Online

O desafio de fazer mais com menos é compartilhado em qualquer área ou segmento. Como no marketing não é diferente, a autoridade mundial em marketing e autor de 44 livros, Philip Kotler, abordou um novo enfoque sobre o Marketing, na abertura do segundo dia da HSM ExpoManagement 2010 que envolve as redes sociais e valores humanos.


Criador de conceitos como marketing social, mega marketing, entre outros, Kotler defende agora um novo patamar no mundo dos negócios: o Marketing 3.0, no qual as companhias realmente compreendem seus clientes e partilham dos mesmos valores. “Nesta fase, a empresa se preocupa com a situação do mundo e quer contribuir para um mundo melhor”, pontua Kotler.
O acadêmico abre a palestra avaliando que entre o público presente na HSM ExpoManagement, 70% das empresas estão em um estágio de marketing 1.0,  25% já estão no marketing 2.0 e apenas 5% vivem a realidade 3.0. Mas esta realidade não é exclusiva do Brasil. 
As práticas de marketing estão evoluindo de forma gradativa. 
Considerando que há 60 anos o marketing não existia, Kotler avalia que a mudança do marketing acompanha a evolução dos próprios mercados. Isto porque no passado, havia escassez de produtos, logo não havia a necessidade de uma estrutura de marketing, mas sim um ‘desmarketing’, como o executivo caracteriza, ou seja, era preciso a redução da demanda.
De acordo com Kotler, as empresas que não acreditam no valor de um trabalho sustentável, acabam contribuindo para a sua inviabilidade no longo prazo. “Se negligenciarmos a sustentabilidade, voltaremos à era de escassez. Se não fizermos o que é certo, entraremos na era do ‘desmarketing’”, posiciona-se.
Tendo a visão clara de que o marketing é a ciência de gerenciamento da demanda, Kotler acredita que o modelo tradicional tende a minguar com o tempo. Isto abre espaço para práticas de criação, comunicação e transmissão de valor aos clientes. 
“O marketing 1.0 era centrado no produto; o marketing 2.0 era orientado ao cliente e agora o marketing 3.0 é orientado a valores”, explica
Mais do que isso, o professor da Kellog diz que “estamos em uma era em que a cultura da sua empresa é o conjunto de valores que você representa aos seus clientes”. 
Mas o executivo alerta que não adianta querer seguir esta nova onda de evolução e partir de uma cultura 1.0 para a 3.0. “Isto é impossível”, desencoraja Kotler. Para sair de um cenário em que mais do que vender, satisfazer e reter clientes, a empresa que deseja fazer um mundo melhor, precisa de uma mudança de comportamento. E um pensamento precisa ficar claro: “Sua empresa vende experiência e não produtos e serviços”, proclama Kotler, como se fosse um mantra.
E para ajudar aos congressistas da HSM ExpoManagement 2010, Kotler lista as 8 características das empresas mais admiradas ao redor do mundo, do  livro “A Bolha da Marca”, que analisou 40 mil marcas durante 20 anos.
São elas:

1. Alinham os interesses de todos os grupos de stakeholders;

2. Os salários de seus executivos são relativamente modestos;

3. Adotam uma política de “portas abertas” de acesso à alta gerência;

4. A remuneração e os benefícios de seus funcionários são elevados para a categoria; o treinamento de seus funcionários é mais longo; e a rotatividade da mão de obra é menor;

5. Contratam pessoas que têm entusiasmo pelos clientes;

6. Consideram os fornecedores parceiros legítimos, que colaboram para melhorar a produtividade e a qualidade e para reduzir os custos;

7. Acreditam que a cultura corporativa é seu maior ativo e sua principal fonte é a vantagem competitiva, e

8. Seus custos de marketing são muito menores que os de outras empresas do setor e, ao mesmo tempo, a satisfação e a retenção de clientes são muito maiores.

Em resumo, Kotler defende que as empresas são amadas, porque seus clientes satisfeitos fazem a publicidade. “Se você cria um caso de amor com seus clientes, eles mesmos se encarregam por fazer a sua publicidade”, conclui.

Para ver a estratégia de aulas, cursos, escolas por favor, acesse: Cursos & Bolsas de Estudo e Escolas & Banco de Talentos.

.