Livro

Abaixo selecionamos parte do conteúdo do livro Marketing 3.0 (em inglês), do Prof. Philip Kotler que está na internet com suas 20 primeiras páginas, das 180, encontradas no Google Books. Para vê-lo, por favor, passe o mouse sobre a capa do livro ou use a barra de rolagem do lado direito.

Além disso aqui estão 2 vídeos e 2 sinopses como seguem:

Em português, o livro pode ser adquirido pela internet na Livraria Saraiva e na Livraria Nobel com desconto.

Segundo Leonardo Simões, que fez um resumo em julho de 2010, o livro traz informações e argumentos consistentes, baseados em pesquisas recentes que demonstram a evolução do comportamento de consumo ao redor do mundo.

Sua proposta é amplificada sedimentando suas explicações, primariamente na mudança dos cenários do Marketing e dividindo-a em três ondas:

Marketing 1.0 – Centrada no desenvolvimento de produtos funcionais e na sua massificação;
Marketing 2.0 – Ênfase em conhecer e satisfazer o consumidor por meio da segmentação de mercados, e
Marketing 3.0 – É preciso reconhecer que “o consumidor é mais do que um simples comprador”, escreve Kotler. “Ele tem preocupações coletivas e ambientais e aspira por uma sociedade melhor”.

O livro deixa claro, que num futuro bem próximo, a empresa que apenas montar uma fachada politicamente correta será desmascarada, cedo ou tarde, graças à internet e as mídias sociais. A única saída é criar uma estratégia de responsabilidade ambiental e social verdadeira e seguida por toda a cadeia de funcionários e fornecedores.

O apelo dos autores se baseia em desenvolver a capacidade dos profissionais de marketing para detectar as ansiedades e anseios humanos, profundamente enraizados na criatividade, cultura, tradição e meio ambiente.

O texto é recheado de exemplos de empresas de sucesso que apóiam ações sociais e ambientais na sua estratégia de crescimento e obtém crescimentos nos lucros acima da média global.

Sempre que ocorrem mudanças no ambiente macroeconômico, o comportamento do consumidor muda, o que provoca mudança no marketing. Hoje, vemos o marketing se transformando e expandindo o foco dos seus produtos para os consumidores e as questões humanas. 

Marketing 3.0 é a fase na qual as empresas mudam da abordagem centrada no consumidor para a abordagem centrada no ser humano e na qual a lucratividade anda junto com a responsabilidade corporativa.

Kotler descreve como uma empresa pode lucrar ainda mais criando valor superior para seus clientes e parceiros, estando sempre atenta às suas necessidades e preocupações.

O livro é dividido em 3 partes:

A primeira – Tendências – resume as principais tendências de negócios que moldam o Marketing 3.0. 

A segunda parte – Estratégia – mostra como a empresa pode apresentar sua visão, missão e valores para seus consumidores, funcionários, fornecedores e acionistas. 

A terceira parte – Aplicação – mostra como as empresas podem contribuir por meio do Marketing 3.0 para a solução de problemas globais, como bem-estar, pobreza e sustentabilidade ambiental. A parte final – o Epílogo – resume as 10 ideias fundamentais do Marketing 3.0, apresentando exemplos de empresas que adotaram o conceito em seu modelo de negócios.

Com uma leitura fácil, esta obra é perfeita para profissionais de qualquer nível de experiência que queiram entender um pouco mais de uma realidade sobre os novos mercados, antecipada pelo “Pai do Marketing Moderno”. O livro não é voltado para ativistas ecológicos – mas para profissionais da área de Vendas e Marketing.

Tendo interesse em ver um outro sumário, por favor, clique: DINHEIRAMA / Elaine Costa.

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Muito obrigado pela visita.

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Flavio Motta / Sonia Lobo
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Veja, abaixo, os 2 dos principais vídeos do Prof. Carlos Monteiro que abordam o tema: