Escolas & Banco de Talentos

Segue, abaixo, uma série de escolas modelo que podem estar dentro de um ambiente virtual de estudo comum. Isto é, dentro de associações ou sindicatos empresariais, por nichos de mercado.

Essa estratégia de nicho de mercado reduz custos e abre várias possibilidades de uso.

Por exemplo, os cursos gerais podem estar dentro das associações ou sindicatos patronais e a partir destas comunidades, serem usados pelas próprias empresas associadas em 2 fases: 1) Cursos comuns, em cenários customizados, e 2) Cursos especiais e específcos para empresas, em seus websites ou em ambientes de treinamento, exclusivos, fechados ao grande público, apenas para os alunos que passarem na primeira fase.

Assim, as empresas ganham triplamente. Reduzem as despesas de treinamento, aceleram a captação de talentos, fazendo uma melhor integração dentro do complexo empresarial e, principalmente, podendo deduzir  esse investimento do Imposto de Renda.

Para atrair mais candidatos, os cursos podem ser, inclusive, gratuitos via Bolsa de Estudos.  Para usar uma forma de atração de alunos desenvolvemos estratégia própria, que pode ser vista abaixo.

Tal estratégia atrairá colaboradores, divulgadores e consumidores para os websites das empresas patrocinadoras e parceiras. Assim, como um todo, servirá de solução ideal de treinamento, sem custos ou pelo menos, reduzidos.

No exemplo da Bolsa de Valores os cursos on line existem com várias propostas, desde lúdicos até simuladores. Entre os mais importantes está o "Desafio Bovespa", onde os alunos recebem prêmios em dinheiro. Os professores, além de um notebook, também têm uma premiação pecuniária.

Seguem, abaixo, os modelos:





No website da EPA Envirommental Proctetion Agency dos EUA, existe um farto material para edução de crianças até educadores e profissionais.

Abaixo, os cursos com bolsas de estudo, dentro da rede social Indication Club que faz parte deste blog e que pode ser acessada na aba superior. 



Existem várias fontes de cursos em importantes centros de estudo como são os do MIT - Massachusettes Institute of Technology ou como da FGV - Fundação Getúlio Vargas, como podem ser vistos nas imagens a seguir: 




Vários centros de estudo podem ser feitos, tanto de uso comum como específico, por empresa, como são os modelos abaixo:




Seguem as propostas básicas das escolas virtuais do meio ambiente e inclusão social dentro do ambiente Marketing 3.0:



Inclusão Social & Meio Ambiente.
Lan Houses 

Pode parecer estranho este tema estar aqui, assim como as duas escolas acima. Mas, no país existem mais de 50 milhões de pessoas que podem se capacitar através das 100.000 lan houses existentes. Deve-se, ainda, considerar o forte crescimento do smart phone, de onde as aulas podem ser acessadas de forma gratuita.

Assim, deve-se levar em consideração que a nossa estratégia de trabalho é a estruturação de cursos e encaminhamento dos candidatos aprovados para o mercado de trabalho. Sempre usando, onde for viável, o interesse das empresas via incentivos fiscais, pois, é possível reduzir o Imposto de Renda. Por isso, a necessidade dos cursos de inclusão social e meio ambiente.

Dessa forma, além dos cursos dentro dos segmentos de mercado, para que se possa completar a inclusão social, é necessário fazer: 1) O encaminhamento de alunos e interessados ao mercado de trabalho, onde estes devem entender como fazer seu marketing pessoal, por exemplo, com um vídeo curriculum; 2) Local do arquivamento de trabalhos acadêmicos ou não, que espelhem a capacitação do interessado; 3) Bolsa de Estudos, e 4) Remuneração por indicação de colaboradores, como é a proposta do Indication Club, que pode ser acessada na aba superior.

Banco de Novos Talentos & Trabalhos Acadêmicos

Assim, dentro do curriculum do candidato existirão links para seus trabalhos, como é a proposta do Banco de Novos Talentos & Trabalhos Acadêmicos, que pode ser visto na imagem abaixo.


Cada empresa patrocinadora, além da inclusão de cursos no seu website, também pode ter  seu próprio banco de talentos, customizado, o que acelerará a identificação de colaboradores e, principalmente, a redução de custos na contração destes.